um projeto audiovisual imersivo, percorre casas e comunidades caiçaras do litoral fluminense e paranaense, em busca da música, do cotidiano, da espiritualidade, da terra, dos modos de vida e todas as questões que atingem o caiçara contemporâneo.

10/12/2008

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO EM PARANAGUÁ


Ilha dos Valadares - Paranaguá/PR


Através da parceria com a Associação Mandicuéra situada na Ilha dos Valadares em Paranaguá-PR realizamos a segunda oficina do projeto TEU CANTO DE PRAIA. A Associação Mandicuéra trabalha com pesquisa, preservação e manutenção das tradições caiçaras e manifestações das culturas populares do litoral paranaense. A oficina foi bastante proveitosa, pois a maioria dos alunos participam dos grupos de fandango e boi-de-mamão, Fernando Sardo além de ensinar a construção de instrumentos, também ensinou os alunos a tocá-los, tanto que alguns desses instrumentos serão usados no grupo da Associação, desta forma garantido a continuidade do projeto na comunuidade. O uso de materiais nativos, como o bambu e o purungo, e o uso de materiais plásticos deixaram os alunos bastante interessados.






Foram selecionados 20 crianças todos moradores da ilha dos Valadares, na faixa de 12 a 15 anos. Apesar de estarem no período de provas finais e o horário das aulas serem divididos em 3 períodos conseguiram participar. Durante o evento foi possível ver a dedicação do professor e o interesse das crianças pela música. O objetivo da oficina foi concluído já que todos os alunos participaram da apresentação tocando seus instrumentos com satisfação. As poucas pessoas da comunidade que compareceram também se mostraram satisfeitas e fizeram muitos elogios ao método utilizado pelo professor Fernando Sardo. O Evento de encerramento foi uma apresentação musical na própria tenda da Associação Mandicuéra organizada pelo professor com os jovens e os instrumentos construídos por eles.



http://www.mandicuera.com.br

Fotos: Mandicuéra e Tonica Moura

Nenhum comentário: