um projeto audiovisual imersivo, percorre casas e comunidades caiçaras do litoral fluminense e paranaense, em busca da música, do cotidiano, da espiritualidade, da terra, dos modos de vida e todas as questões que atingem o caiçara contemporâneo.

10/11/2008

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO EM PARATY III









Pablo (Ciranda Elétrica) e Dona Neusa

Além de música os jovens tiveram a oportunidade de conhecer também um pouco da cultura caiçara da ilha. Almir Tã, pescador e líder comunitário montou na ilha a biblioteca comunitária “Ler é uma arte” e mantém um Centro Cultural e um projeto de sustentabilidade com o turismo etno e ecológico. Guiados por Tã visitamos dona Neusa e sua casa de farinha. Lá as crianças e jovens puderam conhecer como se faz a farinha de mandioca e como se tira o caldo da cana. O passeio a casa de farinha, que costuma ser roteiro turístico para estrangeiros, foi uma grande descoberta para as crianças, assim como foi muito gratificante para dona Neusa poder ensinar sua cultura para meninos e meninas que poderiam ser seus netos e/ ou bisnetos. Além disso, houve um reencontro inesperado entre seu Dito das Laranjas e a Dona Neusa, velhos amigos que não se viam há muitos anos. Terminamos o passeio com um delicioso café da tarde tipicamente caiçara, com sucos, café-de cana, caldo-de-cana e bolo de fubá.


Agradecimentos especiais à Almir Tã, Leonidas, ao colégio CEMBRA, à Casa Escola, Laíse, Pablo e Leandro e a todos que participaram da oficina.

Fotos: Antonia Moura Leite/ Clarisse - Casa Escola

Nenhum comentário: