um projeto audiovisual imersivo, percorre casas e comunidades caiçaras do litoral fluminense e paranaense, em busca da música, do cotidiano, da espiritualidade, da terra, dos modos de vida e todas as questões que atingem o caiçara contemporâneo.

21/08/2008

DUELO DE RABECA no litoral Paranaense

Leonildo e Zé Pereira, expoentes da família de Fandangueiros do Paraná; Família Pereira, tocam em duelo na Vila de Ariri, Canal do Varadouro, São Paulo. Nossa equipe chegou ao local de baleiera após a travessia do Canal. Fomos a casa de Arnaldo, irmão dos "rabequistas", e músico também, onde um fandango correu solto até meia-noite.


A Rabeca é um instrumento de origem árabe, cuja aparência lembra o violino, mas que de fato é um outro instrumento específico, de 3 cordas somente. Seu corpo é talhado, preferencialmente, no pinho, caixeta e canela (tipos de madeiras nativas). O arco é confeccionado com cipó e uma tripa de madeira flexível. Para maior fluidez do arco nas cordas, é colocado o breu no dorso da pequenina Rabeca. Ela é um instrumento usado também na música medieval. Concluo que chegou as nossas costas, povoadas por indígenas, pelos jesuítas em suas missões. Ali, o seu fazer foi adaptado as matéria-primas provenientes da Mata Atlântica. Assim, os caboclos caiçaras, deram origem a uma versão personalizada da antiga Rabeca, e com ela fabricam e "poetisam" sons e ritmos que mesclam percepções sonoras da natureza, modas sobre a vida cotidiana, lendas, mitos, crenças religiosas e a tradição oral da região, batidos de flamenco, ritmos europeus e mesmo traços da musicalidade açouriana. (ver estudos de Kilza Setti sobre etnomusicologia).

Hoje, em parte graças aos estudos realizados pelo músico e pedagogo GRAMANI, sabe-se que cada Rabeca tem uma afinação própria, definida empiricamente pelos seus construtores (que por sua vez aprenderam o ofício através dos ensinamentos familiares ou mesmo da observação dos mais velhos), fazendo de cada instrumento uma única prova irreprodutível e rústica compondo um conjunto de sons exclusivos.

Para saber + sobre este instrumento: RABECA, o som inesperado

Nenhum comentário: