um projeto audiovisual imersivo, percorre casas e comunidades caiçaras do litoral fluminense e paranaense, em busca da música, do cotidiano, da espiritualidade, da terra, dos modos de vida e todas as questões que atingem o caiçara contemporâneo.

21/08/2008

Palmitos Proibidos

Parece o mito do paraíso perdido, ensolarado, verde, abundante. Mas não é.
O corte de palmitos nativos como estes é estritamente proibido. Sua extração não é tolerada nem para auto-consumo das populações tradicionais locais. Esta lei proibitiva e sua aplicação custam a vida e/ou integridade física de muitos "nativos" pois uma sorte de guerrilha rural desenvolveu-se em torno da questão dos palmitos. Muitos nativos já foram mortos, como afirma a Força Verde em uma entrevista por nós gravadas. Assim como policiais militares da Força Verde também já foram capturados (seqüestrados) por "palmiteiros", como depôs A. , um dos nossos personagens. Além de construtor de rabecas e instrumentos musicais, A. também corta palmito para as industrias que, independente das leis e de seu modo de aplicação, continuam a comprá-lo ilegalmente nas cidades portuárias mais próximas das comunidades tradicionais por um preço sedutor apesar de baixíssimo para os padrões urbanos. Provavelmente, você que agora lê este artigo e vê estas imagens também é cúmplice desta guerrilha responsável pela morte de nativos e devastação da Mata Atlântica, quando come palmitos comprados nas prateleiras dos supermercados. São estas latas ou potes de vidro que omitem tais conflitos e seus fabricantes são as maiores responsáveis pela Questão dos Palmiteiros.
Por enquanto, mostraremos neste trecho audiovisual, apenas um conhecido do bando que nos leva a um bulcólico passeio pelos campos de guerra esverdeados.

Nenhum comentário: