um projeto audiovisual imersivo, percorre casas e comunidades caiçaras do litoral fluminense e paranaense, em busca da música, do cotidiano, da espiritualidade, da terra, dos modos de vida e todas as questões que atingem o caiçara contemporâneo.

11/09/2008

TEU CANTO DE PRAIA no Planeta Sustentável

Divulgação

Equipe filma em ilha deserta, após quatro horas de viagem em carroça

imersão cultural

Entre a viola e a guitarra, os sons da cultura caiçara

O projeto Teu Canto de Praia viaja por Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná para documentar os sons regionais e mostrar a evolução da música caiçara

Um documentário de imersão nas comunidades do povo nativo da Mata Atlântica, em busca da música regional. É disso que se trata o projeto Teu Canto de Praia, que já visitou mais de 40 comunidades ao longo da costa carioca, paulista e paranaense, para contar a diversidade musical e o estilo de vida dos chamados “caiçaras”.

Divulgação{txtalt}
O filme já tem mais de 70 horas de imagens gravadas
No início de 2006, a cineasta Manuela Sobral participou de um encontro de cultura caiçara, no Paraná. Lá, ela percebeu que os jovens das regiões caiçaras faziam uma releitura dos sons característicos de suas comunidades, e entendeu que isso renderia um filme: “Queremos mostrar esse movimento cultural, sem ficarmos focados no caráter folclórico da música. Não queremos mostrá-la como uma coisa congelada no tempo”.

As atividades de campo para Teu Canto de Praia começaram em 2007, quando Manuela decidiu ficar um mês em Paraty (RJ), para conhecer moradores que poderiam fazer parte do documentário. Aos poucos, a equipe de produção – que sempre varia entre duas e cinco pessoas – chegou à conclusão de que a história das comunidades litorâneas deveria ser narrada através dos seus próprios habitantes. Os caiçaras viraram personagens que, conforme as suas declarações e ações, conduzem a narrativa do filme. “O processo é empírico”, explica a diretora.

O documentário também mostra instrumentos tradicionais que guardam letras, modas e ritmos caiçaras: é a vez da viola, do adufo, do pandeiro e da rabeca virarem personagens. A releitura da música local é explicada através da introdução de sons modernos. Por exemplo, quando é retratado o grupo Ciranda Elétrica entram em cena guitarras e baixos, pois a banda de Paraty mistura música eletrônica aos elementos da "ciranda caiçara" – antigos bailes em que se executavam diversos tipos de dança, desde os arraiás de festa junina, até os passos da valsa tradicional.

O Teu Canto de Praia já tem cerca de 70 horas de imagens gravadas. O filme será editado até dezembro, e a versão final terá cerca de 50 minutos de duração. A equipe do documentário também fará uma publicação impressa, no formato de "diário de bordo" da viagem. O projeto é apoiado pelo Programa Monumenta da UNESCO, em parceria com o Ministério da Cultura, e realizado por uma co-produção entre a Dialeto Latin American Documentary e a Cordel produção cultural.

Veja vídeos e fotos no blog do Teu Canto de Praia.

Um comentário:

Unknown disse...

Tive a oportunidade de conhecer o projeto em paraty, filmando o ciranda elétrica, com o qual tocamos no "itinerâncias" (um projeto de encontro caiçara entre paraty e são vicente... enfim, faço parte do "percutindo mundos" um grupo experimental de "música contemporânea caiçara" com base em são vicente, litoral paulista... procuramos desenvolver uma nova concepção musical através da pesquisa de nossas origens... junto com a música trazemos a poesia e a filosofia, inventamos e construímos novos instrumentos, além de ter um trabalho de arte-educação junto às oficinas culturais do estado de são paulo e o sesc santos... trabalhamos também com artes visuais, como fotografia, vídeo e escultura... enfim, gostaria de trocar mais informações... veja um pouco do nosso trabalho: www.myspace.com/percutindomundos
Abraços e parabéns pelo projeto,
Márcio Barreto
mb-4@ig.com.br